sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO DE FILHOS

SARA : do hebraico=PRINCESA
DANUTA: do italiano= DADA POR DEUS
"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te"( Dt 6:6).


DAVI - significado: O AMADO


Sabemos que educamos muito mais com nossos exemplos do que com palavras.
Infelizmente, nem sempre somos exemplos positivos para nossos filhos.
Eu vejo o reflexo da minha atuação como mãe todos os dias. Um mau exemplo que fui para a Sara Danuta ( 5 ANOS) é o modo de falar, ou melhor, as vezes gritar. Eu falo para ela que não tem ninguém surdo em casa, mas o exemplo prevalece.
Ta certo, tem exemplos bons também. Um deles é o hábito de orar. Além dos horários de refeição, de dormir, já surpreendemos o Davi (1 ANO E CINCO MESES) sozinho ajoelhado ao lado da cama “orando”: bláblablaaaa.... améeeeeeeeem.
Outro exemplo que interfere surpreendentemente na vida da criança (isto comprovado cientificamente) é o hábito da leitura. Como profissional da área de ensino também já comprovei isto.
E em casa, é uma realidade indiscutível. Eu e meu marido investimos dinheiro em livros e tempo na leitura, como era de se esperar, nossos filhos amam livros e letras.
A Sara Danuta, desde pequenina, sempre se interessou pelas letras e com o Davi não é diferente. Do mesmo modo da oração, ele passa tempo com seus livros “lendo” com entusiasmo.
Diante do exposto, deixo uma sugestão para você que não desenvolveu o hábito da leitura, procure assuntos do seu interesse para iniciar este processo. A Bíblia é uma boa sugestão, ela trata de todos os assuntos inerentes a vivência humana.
Mas deixo também outra recomendação: se você desenvolveu o péssimo hábito de “fazer de conta que lê”, isto é, pega um livro, lê o prefácio, folheia algumas páginas e vai para a última ou algo semelhante, este hábito não é nada inteligente.
Quantos livros você já leu este ano? A internet está aí, mas os “resumôes ” encontrado são fragmentos de um todo.
O exercício constante da leitura, além de ajudar na formação cognitiva, emocional de nossos filhos, amplia nossa visão, nossos conhecimentos e corremos menos riscos de ser “turrões”, viver no “achismo” pautado no senso comum.

4 comentários:

Eu tenho o que vc precisa disse...

De fato, a leitura é um habito que incorporamos em nossas vidas. Dizer "eu não gosto de ler" significa "eu não quero ler", uma vez que dado a abertura para este processo, este ato incorpora em nossos vidas sem percebemos. Digo isto, pois eu era assim. Em todo meu ensino médio o único livro que eu tinha lido era "A Moreninha" (na verdade era um resumo), mas graças a Deus isso mudou e acabou por ampliar meus horizontes. E um dos fatores que contribuiu para isto foi minha moreninha, não do livro, mas minha mulher única...

Coach Marcinha Ribeiro disse...

É verdade tenho o hábito da leitura e isso veio do exemplo da minha querida mamãe que gosta muito de ler até hoje agradeço a ela por ter me deixado esta herança tão preciosa...

... Que lindo Cleo o Davi orando...

Vou tomar isso como referência para a minha casa!

Loidy disse...

A mais pura verdade... como pais devemos dar exemplo, que nem sempre é fácil. Mas concordo que ler e orar é algo q. aprendi com meus pais e estou passando aos meus filhos. Bom exemplo não é mesmo, Cléo? Tem coisa mais linda q. flagrarmos nossos filhos orando????

Anônimo disse...

mamãe eu gosto de você
mamãe linda
sara danuta

Postar um comentário