quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ENSINANDO NOSSOS FILHOS A ORAÇÃO PELA PALAVRA


É bem verdade que existem pessoas tímidas, bem, eu sou uma delas. Fico um tanto apreensiva quando preciso falar em público, principalmente na igreja.
Já tive a oportunidade de ministrar alguns módulos pela UNIOESTE para diversos graduados em diferentes áreas do conhecimento. No início das aulas fiquei um pouco ansiosa, mas logo me acalmei e as aulas progrediram sem problemas.
O fato de prosseguirmos sem grandes dificuldades na exposição de idéias, pensamentos e reflexões, é possível quando dominamos o assunto a ser explorado. O conhecimento da temática abordada nos dá segurança.
Isto ocorre tanto na oralidade quanto no plano da escrita.
Enquanto professora, inúmeras vezes ouvi de alunos do ensino médio: “ah professora eu sei fazer, mas, na hora de escrever eu fico nervosa(o) e não saí nada...”
E quem nunca viu algum cristão se negar a fazer uma oração, por não “encontrar palavras”?
Este fato é notório mesmo em pequenos grupos de crianças e adolescentes. Há também adultos que prestam vestibular, concursos e similares, após um resultado contrário ao almejado, afirmam ter estudado o suficiente e na hora da prova “o nervosismo” impediu de alcançar os objetivos propostos.
Acredito que o “nervosismo” a “timidez” contribuem sim para um baixo rendimento em determinadas situações, todavia, tenho convicção que o maior obstáculo para o desempenho tanto oral como escrito (principalmente escrito) é a falta de domínio do conteúdo a ser discorrido.
Sabe aqueles termos, “ah eu não gosto de escrever”, “não tenho paciência”, “as palavras fogem”... Estes argumentos, na maioria das vezes, é falta de intimidade com as palavras e fatos, isto é, falta de leitura.
Do mesmo modo, a falta de palavras para orar, é na verdade, falta de intimidade com a Bíblia.
Diante da realidade exposta, há uma preocupação real com o futuro dos nossos filhos, da igreja e da sociedade.
Devemos dar bons exemplos aos nossos filhos, por um fim naquelas orações repetitivas “pobres” e fragmentadas com palavras chaves como: “obrigado”, “cura o fulano”, abençoa o alimento”... AMÉM.
Larry Keefauver, autor do livro “PAIS PRESENTES, FILHOS FELIZES”, nos adverte sobre as orações sem fundamentação Bíblica, logo, sem poder, mecânica...
O autor afirma a importância de orar a PALAVRA DE DEUS, isto é, versículos Bíblicos e, ensinar isto aos nossos filhos desde pequenos.
Keefauver dá um exemplo de oração eficaz:
O SENHOR abençoe e guarde a____________; que o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre o ________________( baseado em Números 6.24).
O SENHOR é Pastor de_________; de nada terá falta. Em verdes pastos o Senhor faz____________repousar e conduz a__________a águas tranqüilas; Restaura o vigor de__________. Guia_______nas veredas da justiça por amor do seu nome...(baseado no Sl 23).

...E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guarde o coração e a mente da_________em Cristo Jesus. (Filipenses 4.4)... E assim por diante.
É claro que para orar a Palavra, é preciso conhecer a Palavra.
Minha oração é para que Deus nos dê graça para que possamos conhecer mais e mais a palavra de Deus e sejamos exemplos eficazes para nossos filhos, no modo de orar, no hábito de leitura e busca do conhecimento...

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te"( Dt 6:6).

6 comentários:

Pb. Juari Barbosa disse...

Prezada irmã, obrigado por sua visita ao meu blog, que o Senhor te abençoe.



Em Cristo

Pb. Juari Barbosa
Doulos Cristou

Angel Luis González disse...

Deus te bendiga muito.Hacia adelante con su blog hermana.

Deividh de Sá disse...

Orações mecanizadas apenas contribuem para a formação de um cristão formal, que "cresce" de forma estagnada em sua vida espiritual. Temos que abrir os olhos para esta realidade para enxergarmos qual ensinamento temos passado aos nossos filhos, pois estas lições vão fazer grande diferença para o crescimento espiritual deles.

SAF de Patrocinio disse...

Tem presentinho pra vc no meu blog: www.mulheresquesurpreendem.blogspot.com

Bruno Jardim disse...

Excelente o seu blog ! Parabéns.
Que Deu continue te inspirando.

Abraços.

Ah.. deixo um convite para conhecer o meu blog:
http://bjardim.blogspot.com/

Francielle Cristiane Silva disse...

Muito interessante... gostei!
bj

Postar um comentário